segunda-feira, 20 de maio de 2013


Se o planeta fosse seu e você tivesse o controle sobre todas as pessoas, governos, vontades, atos individuais e coletivos. Como seria esse mundo? Seria melhor, seria diferente?  E a natureza seria beneficiada por isso?  O solo, os rios, ares e mares teriam outro destino? As descobertas científicas realmente fariam o bem às pessoas? E a tecnologia, teria um papel agregador e construtivo?  Todos seriam felizes?


Ah, se esse mundo fosse seu...


Se as suas decisões valessem para todos realmente...


Tudo seria tão diferente...


Tão melhor e mais humano...


Será? Será mesmo que seria tudo tão perfeito?


Que tudo entraria nos eixos?


É possível para alguém controlar com sabedoria todas as vidas?  E a sua vida, uma única vida, você controla com sabedoria?  Boas escolhas são seu forte? Uma boa escolha pra você é igualmente boa para todos? Nunca saberemos, não é? A nossa única certeza é que só desfrutamos mesmo de nossa vida, incontrolavelmente controlável, imperfeitamente perfeita.  E que é por ela, frágil e firme, que caminhamos em meio a outras, fazendo a diferença ou não. Plantando nossas sementes e colhendo os nossos frutos, ou não. Sonho de controle, ao que quer que seja, é só ilusão pobre de uma mente megalomaníaca e que nunca será realizado. Porque a vida não se controla, se vive. Então viva e deixa viver!


2 comentários:

  1. É isso mesmo! E acho que essa é a magia da vida...

    Li um texto da Viviane Mosé que tem a ver com o seu:

    "Todo homem carrega consigo, na consciência que tem da totalidade, o infinito, ao mesmo tempo que se sabe ínfimo como um grão de areia. É esta tensão tipicamente humana, que nos alarga a alma, que nos torna maiores do que somos; de um lado a vontade de fixar, de ter estabilidade, de outro a vontade de ir.
    E em Lisboa, o Tejo esta sempre a convidar: venham, vamos comigo desaguar na imensidão, vamos nos fundir ao infinito; esqueçam os papéis sociais, as lutas por território, a busca por controle; vamos parar de tentar todo o tempo dirigir, vamos apenas seguir o fluxo dos ventos e das marés, vamos nos deixar levar, vamos viver."

    ResponderExcluir
  2. Escrevi esse texto para uma turma de EJA 9 º ano/ciências .(mas, no fundo acho que foi pra mim mesma...)

    [ Putz! fui descoberta nesse duo " vontade de fixar e vontade de ir" que fala Viviane Mosé! :) Obrigada pelo texto! Abração!

    ResponderExcluir